Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online
Telefones para Contato
RIO DE JANEIRO 21 4107-1929 21 99124-7575
Fale comigo agora!

» Fundos imobiliários: investidor ainda pode aproveitar oportunidade em escritórios

Publicado na Quinta, 11 de outubro de 2018, 16h27
Fundos imobiliários: investidor ainda pode aproveitar oportunidade em escritórios

SÃO PAULO – Com a perspectiva de melhora no cenário econômico e a expectativa de retomada do crescimento da taxa de empregabilidade no país, a indústria de fundos imobiliários vem observando oportunidades para o mercado de imóveis de escritórios, cuja taxa de vacância tende a diminuir conforme a empregabilidade aumenta.

O programa Fundos Imobiliários desta quinta-feira (11) recebe Marcelo da Costa Santos, CEO da NAI Brazil, para falar sobre o mercado brasileiro de escritórios do ponto de vista de investimento.

O convidado alertou, em 2015, que o país havia chegado ao “fundo do poço” do ponto de vista de investimentos em escritórios. Aquele foi o melhor momento para comprar ativos para realizar o máximo possível de ganhos referentes à mudança de ciclo imobiliário. Agora, os resultados positivos já são visíveis, mas ainda há oportunidade.

Costa lembra que vacância em São Paulo ficou praticamente estável no último trimestre: apenas subiu um pouco porque algumas entregas de novos imóveis foram efetuadas. No geral, a taxa de imóveis desocupados chegou a bater 25% - hoje está na faixa de 21%. Mas há um detalhe importante:nas categorias A e A+, na zona centralizada, esse número está em 10,4%. Isso significa que já passamos da fase do chamado "fly to quality".

O Rio de Janeiro, por sua vez, está em situação mais delicada, mas já começa a ver diminuição de vacância. A absorção líquida, ou seja, a ocupação de imóveis por novos inquilinos (desconsiderando a mudança de uma empresa que mude de prédio sem ocupar espaços maiores), foi de 10 mil metros quadrados. Neste ano, até o terceiro trimestre, foi de 114 mil.

“Está caindo com velocidade”, avalia o especialista. E complementa: para os inquilinos, eu tenho uma péssima notícia: a janela de aluguel barato está acabando e está fechando muito rápido. Quem ainda tem a intenção de alugar alguma coisa barata, vá [agora]”.

Invista em fundos imobiliários com TAXA ZERO na maior corretora do Brasil. Clique aqui para abrir sua conta na XP.

Aluguel mais caro é negativo para o inquilino, mas positivo para os donos dos imóveis – tanto incorporadores como cotistas de fundos imobiliários detentores destes ativos.

Apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes, o programa está disponível por completo no player acima.